Marcelo Moreira
Muito comum na Europa, a união entre música erudita e rock é evento raro em terras brasileiras. Conta-se nos dedos iniciativas semelhantes nesta década. Em 2004 tivemos em Campinas o espetáculo “Os Mitos e Lendas do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda”, com o Coral da Universidade Livre de Música, com
arranjos de Daniel Havens, Theophilo Augusto Pinto (Théo) nos sintetizadores e regência de Monica Giardini. Foi uma tentativa bem-sucedida de reeditar o espetáculo criado por Rick Wakeman.
arranjos de Daniel Havens, Theophilo Augusto Pinto (Théo) nos sintetizadores e regência de Monica Giardini. Foi uma tentativa bem-sucedida de reeditar o espetáculo criado por Rick Wakeman.
Neste ano, em Sorocaba, o guitarrista e tecladista Billy Sherwood (ex-Yes) tocou com a Banda do Sol e a Orquestra Sinfônica da da cidade.
No dia 14 de novembro, o projeto será mais audacioso. O trio de hard rock Dr. Sin, uma das melhores bandas já surgidas no Brasil, se reúne com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e o músico e radialista Kid Vinil em um evento que pretende repassar a história do rock misturando guitarras e música erudita.
É o projeto “Rock Sinfônica”. A idéia do espetáculo é contar um pouco da história do rock através dos tempos numa adaptação para Banda Sinfônica feita por Alexandre Dalóia.
Kid Vinil será o narrador, fazendo a abertura sobre as origens do rock e terá a participação do trio Dr. Sin, formado por Ivan Busic na bateria, Andria Busic, baixo e voz e Eduardo Ardanuy na guitarra. No medley incial entram clássicos do rock como “Jailhouse Rock “(sucesso de Elvis Presley), “Tutti Frutti de Little Richard”, “Johnny B.Goode”, de Chuck Berry, e “Rock Around The Clock”, de Billl Halley , segundo site da banda paulistana.
A seguir entra Kid Vinil com uma narrativa sobre os Beatles e um medley de alguns sucessos dos Beatles, como “Twist and Shout”, “Help, Here There and Everywhere”, “Yellow Submarine”, “Eleanor Rigby” e “Let It Be”.
Na terceira parte aparece um panorama dos anos 60, com a orquestra juntamente com a banda Dr Sin fazendo alegorias sobre os temas “Light My Fire” do The Doors,”Purple Haze” de Jimi Hendrix, “Blowin´In The Wind” de Bob Dylan e “Satisfaction” dos Rolling Stones.
Partindo para a década de 70, o enfoque será nas bandas Led Zeppelin, The Who, Black Sabbath, Deep Purple e Pink Floyd. A banda executará os temas “Kashmir”, “Who Are You” ,”Changes”, “Smoke On The Water” e “Comfortably Numb”.
O final da década de 70 será respresentada por “Do You Remember Rock and Roll Radio”, dos Ramones. O concerto termina com arranjos diferenciados para “We Will Rock You”, do Queen, e “Roll Over Beethoven”, de Chuck Berry.
A Banda Sinfônica do Estado é uma das orquestras mais conceituadas do Brasil, tendo recebido elogios de críticos da Alemanha e da Áustria. Não poderia ser melhor a escolha para participar deste evento.
Serviço:
Dr.Sin + Banda Sinfônica do Estado
Data: 14/11/2010
Hora: 17h
Local: Sala São Paulo – APAA
Endereço: Praça Julio Prestes, 16 – Luz
Classificação: 12 anos.
Menores somente acompanhados dos responsáveis.
O concerto é permeado com comentários do narrador Kid Vinil, que fará inicialmente uma abertura sobre as origens do rock e terá a participação do trio Dr. Sin, formado por Ivan Busic na bateria, Andria Busic, baixo e voz e Eduardo Ardanuy na guitarra. No medley incial entram clássicos do rock como, Jailhouse Rock (sucesso de Elvis Presley), Tutti Frutti de Little Richard, Johnny B.Goode de Chuck Berry e Rock Around The Clock de Billl Halley & His Comets. A seguir entra Kid Vinil com uma narrativa sobre os Beatles e um medley de alguns sucessos dos Beatles, como Twist and Shout, Help, Here There and Everywhere,Yellow Submarine, Eleanor Rigby e Let It Be.
Na terceira intervenção narrativa Kid Vinil falará brevemente sobre a década de 60 e a orquestra juntamente com a banda Dr Sin entrarão em seguida com uma fantasia sobre os temas “Light My Fire” do The Doors,”Purple Haze” de Jimi Hendrix, “Blowin´In The Wind” de Bob Dylan e “Satisfaction” dos Rolling Stones.
Partindo para a década de 70 o narrador fará mais uma intervenção explicando as tendências do rock desse período, focando em bandas como, Led Zeppelin, The Who,Black Sabbath, Deep Purple e Pink Floyd. A banda executará os temas “Kashmir”, “Who Are You” ,”Changes”, “Smoke On The Water” e “Comfortably Numb”.
A idéia desse espetáculo é simplesmente uma pincelada por alguns momentos importantes da história do rock, pois seriam necessários uma série de concertos para se mostrar mais momentos importantes desse estilo.
Por essa razão o espetáculo vai para seu encerramento numa narrativa sobre a importância do punk rock nas novas gerações e a música que representa esse momento é “Do You Remember Rock and Roll Radio” dos Ramones.
Encerrando em grande estilo um arranjo especial de Alexandre Dalóia para “We Will Rock You” do Queen e por que não voltar ao começo da história com uma música de Chuck Berry que define de forma bem humorada essa união do rock e da música clássica “Roll Over Beethoven” inspirada num grandioso arranjo para orquestra feito na década de 70 pelo grupo Electric Light Orchestra.
Kid Vinil
Segue vídeo da apresentação da Dr. Sin em Juazeiro do Norte no dia 14/05/2010 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário