Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O dia em que a música morreu - por Kid Vinil

Kid Vinil

Por Kid Vinil 




O dia em que a música morreu

Abro a coluna de hoje com a mais recente capa do jornal New Musical Express, que traz John Lennon e a frase estampada: “The Day The Music Died”. Hoje completam exatamente 30 anos da morte de John Lennon e mais uma vez se repete a frase “O dia em que a música morreu”. Na verdade, essa mesma frase foi usada por Don McLean em seu sucesso “American Pie”, de 1971, em homenagem aos pioneiros do rock and roll, Buddy Holly, Ritchie Vallens e J.P. “The Big Bopper” Richardson. Num trágico acidente de avião em Clear Lake, Iowa, nos Estados Unidos, no dia 3 de fevereiro de 1959, o rock perdeu três de seus maiores representantes. O mesmo Buddy Holly que tanto influenciou a carreira de John Lennon e dos Beatles. Em 1964, os Beatles gravaram “Words Of Love”, de Buddy Holly, e incluíram no álbum Beatles for Sale. Além da capa do NME, a edição de fim de ano da revista Rolling Stone americana também é dedicada ao ex-Beatle e publica a entrevista exclusiva feita pelo repórter Jonathan Cott  três dias antes de seu assassinato.
Aproveitando a deixa dessa edição especial da Rolling Stone, outra chamada de capa é a lista dos melhores álbuns de 2010, então lá vão os dez melhores segundo a revista:
1- Kanye West – My Beautiful Dark Twisted Fantasy
Novo disco do rapper americano da cidade de Atlanta, Kanye West estreou em 2004 com o aclamado álbum The College Dropout influenciado pela escola “roots” do rap americano (Run DMC, Boogie Down Productions,Dr Dre, A Tribe Called Quest e Kurtis Blow). Esse seu sétimo álbum Knaye West  também pegou primeiro lugar na lista de revista americana Spin.
Musicalmente o álbum é repleto de arranjos de cordas,solos de piano de Elton John e samples do prog-rock do King Crimson e o funk de Rick James. Vale a pena conhecer esse disco, mesmo que você não seja fã de rap e hip-hop.
2-The Black Keys – Brothers
O duo americano The Black Keys chega ao seu sexto e melhor álbum, fazendo um punk blues, influenciados por Link Wray e Robert Johnson.Uma nova leitura do blues como fez Jon Spencer Blues Explosion na década de 90.
3- Elton John and Leon Russell – The Union
Conforme já comentei por aqui essa união acabou dando seus frutos musicais, um belo disco unindo o lirismo de Elton John ao estilo honky tonky/ boogie-woogie piano inspiradíssimo de Leon Russell.
4-  Arcade Fire –  The  Suburb
Depois de “Funeral” em 2004 e “Neon Bible” em 2007, os canadenses reaparecem com “The Suburbs” um disco mais bem cuidado nos arranjos, talvez com menos apelo pop que o anterior, porém mais eclético.
5- Jamey Johnson – The Guitar Song
É interessante que toda lista anual da Rolling Stone sempre privilegia outros estilos musicais além do rock, é o caso desse álbum duplo de country music do novato cantor e compositor Jamey Johnson. Uma revelação da nova safra da tradicional country music americana. O talentoso garotão do Alabama chega ao seu terceiro disco inspirado em clássicos da música country como, Hank Willians e Merle Haggard.Que pena que nossa pobre country music( leia-se “sertanejo universitário” arghhhhh!) não segue o exemplo dos americanos.
6- Vampire Weekend – Contra
A juventude universitária do Brooklyn, NY dominou a cena do novo rock americano nos últimos 3 anos. Esse é o segundo disco do Vampire Weekend e não perde muito pro disco de estréia.
7- Drake – Thank me Later
Um ator canadense que virou rapper e pode se tornar a nova estrela do hip hop, vindo na esteira de  Kanye West.
8-  Robert Plant – Band Of Joy
O novo projeto de Robert Plant foi muito bem recebido em todas as listas dos melhores de 2010. Isso prova que mesmo sem o Led Zeppelin ele ainda continua produzindo ótimos discos.
9-  Eminem – Recovery
Alguém o chamou de Elvis do hip hop e assim como Madonna o cara se renova a cada disco e continua no topo dos rappers americanos.
10-  LCD Soundsystem – This is Happening
Terceiro e provavelmente ultimo disco da carreira da banda Americana LCD Soundsystem liderada pelo sensacional James Murphy. Uma das boas bandas dessa década que soube misturar as tendências da música eletrônica com o rock, criando um som dançante e inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário