Nomes do Ceará e de outros Estados do País compõem a programação do Festival, que, desde 2004, já percorreu várias das principais cidades brasileiras, levando o melhor da música instrumental |
O mais conceituado festival de contrabaixistas do Brasil, o IB&T Bass Festival de Fortaleza 2010, acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro), no período de 17 a 19 de novembro com entrada franca.
Os participantes dos workshows são: Celso Pixinga e Luiz Rosa (São Paulo); Alexandre Cavallo Trio (Rio de Janeiro); Adriano Campagnani (Minas Gerais); Joel Mancorvo, e Frank Negrão e Arturzinho (Bahia); e os cearenses Iran Laurindo, Netinho de Sá, Glauber Azevedo, Adriano Giffoni, Aroldo Araújo e Miquéias dos Santos.
Desde 2004, o Festival é realizado em várias cidades e capitais do País, lançando e abrindo portas à nova geração de músicos e mostrando os grandes nomes dos graves da música brasileira. Em 2008, aconteceu pela primeira vez em Fortaleza, com o nome "Festival Cover Baixo", com a participação de vários músicos cearenses, acompanhando os baixistas selecionados e convidados, numa interação com os vários instrumentistas de renome nacional, envolvendo e levando muita informação para a plateia presente.
Nas edições do evento, foram lançados e projetados para o mercado brasileiro os baixistas cearenses Miquéias dos Santos, também integrante da Marinbanda, Iran Laurindo e Michael David (Pipoquinha), hoje patrocinados por grandes marcas que investem em músicos. O IB&T Bass Festival tem parceria com as Escolas de Música de Fortaleza (CMAN, Guitartrix, Musimania, Tom Maior e Tônica), cujo objetivo é valorizar, formar e unir alunos, professores, músicos e o público em geral (que tem acesso gratuito ao evento).
A direção do evento cultural e educativo é de seu idealizador, o experiente baixista de São Paulo, Celso Pixinga, reconhecido internacionalmente. A produção local do IB&T Bass Festival é da professora Marta Carvalho, que há muitos anos investe e se dedica na formação musical do povo cearense em atividades nas escolas e no Conservatório Alberto Nepomuceno.
Ela lamenta que não haja apoio oficial do governo para a promoção: "Temos de realizar o festival, independente do apoio municipal ou estadual. É um dos únicos no gênero na formação de instrumentistas aqui no Estado do Ceará. Nesse sentido, agradeço muito ao empenho do André Marinho (coordenador musical) e todos que fazem o CCBNB - Fortaleza. O festival agora vai acontecer lá, onde temos uma excelente estrutura de som e luz e também um teatro que acolhe muito bem ao público que vem prestigiar".
Marta Carvalho relata que, para realizar o evento, as grandes dificuldades da produção começam nas despesas, principalmente também na questão dos cachês dos músicos, as quais giram em torno de 15 mil reais: "Por conta disso, mudamos o nome, de Festival Cover Baixo, que era apoiado por uma revista do gênero, para IB&T Bass Festival, que é o nome da escola em São Paulo, onde o Celso Pixinga dá aulas. Assim, unificando o nome a uma marca, temos o apoio financeiro para a realização do evento", acrescentando que, "todos os músicos também são patrocinados por marcas de instrumentos, as quais permitem pagar pelas participações deles nos workshows".
Workshows
Com relação aos workshows, a professora Marta Carvalho, salienta a importância, notadamente para os alunos interessados em aprenderem a tocar baixo: "O formato das intervenções dos músicos no IB&T Bass Festival é muito importante, pois faz uma interação com o público. É uma espécie de aula-show que envolve, não só os estudantes do instrumento, mas a plateia em geral, também interessada nas informações. Espero que tenhamos a casa cheia em todos os dias".
Marta Carvalho acredita também que o IB&T Bass Festival vai atrair muita gente, por conta do trabalho de comunicação feito em torno do evento. "A divulgação está sendo muito bem realizada, pois o CCBNB distribuiu 25 mil agendas, também temos muitos cartazes e a mídia em geral está divulgando. Como educadora musical, gostaria de convidar todos que se interessem pelo tema e em particular os baixistas, para que compareçam, pois é uma atividade muito instrutiva. Não precisa fazer inscrição e basta chegar um pouco mais cedo do horário do início dos worshows, para conseguir os ingressos e garantir a entrada grátis", afirmou ela.
Programação
Os instrumentistas farão workshows no IB&T Bass Festival, de 17 a 19 de novembro, sempre de 15h30 às 19h30. No primeiro dia do Festival (17, quarta-feira) é a vez dos baixistas Iran Laurindo (CE), Luiz Rosa (SP), Joel Mancorvo (BA) e Netinho de Sá (CE); no segundo dia (18, quinta-feira), sobem no palco Alexandre Cavallo Trio (RJ), Celso Pixinga (SP), Frank Negrão e Arturzinho (BA) e Glauber Azevedo (CE); e no terceiro dia (19, sexta-feira), encerram o evento: Adriano Campagnani (MG), Adriano Giffoni (CE), Aroldo Araújo (CE) e Miquéias dos Santos (CE).
MAIS INFORMAÇÕES
IB&T Bass Festival 2010 - No CCBN (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro), entre os dias 17 e 19 de novembro. Entrada franca.
NELSON AUGUSTOREPÓRTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário