Se em 18 de Setembro de 1970 morria uma lenda da guitarra, Jimi Hendrix , no dia 20 nascia aqui em Brejo Santo CIDERLY BEZERRA, um grande guitarrista e um grande amigo .
Um dos percusores da nossa história do rock aqui em Brejo Santo.
Foi junto com Gerorge, Hélio Jr., um dos fundadores da banda THE WIZARD.
Participou da formação da banda SKP,juntamente com Paulo Henrique, Daniel Zacarias e Weine Celião, banda formada para tocar no II SÃO ROCK.
Foi um dos responsáveis pela realização do III SÃO ROCK, e participou da banda DONA CHICÁ, com os membros da extinta SKP.
E mais uma vez com sua ajuda realizamos o IV SÃO ROCK e faz parte da banda ELEFANTE BRANCO, que mais uma vez representou nossa cidade no SÃO ROCK. Sem falar dos seus trabalhos musicais com corais e grupos religiosos de nossa cidade.
Além de guitarrista também exerce a profisão de luthier, com trabalhos espalhados por todo Brasil.Como mostra essa matéria da GUITAR PLAYER de dezembro de 2009.
Leia abaixo matéria publicada no Diário do Nordeste:
Fabricação Artesanal (3/2/2009)
Instrumentos para o mercado nacional
Brejo Santo. Violões e guitarras fabricados no Cariri estão sendo vendidos para todos os Estados do Brasil. Os instrumentos são construídos artesanalmente pelo luthier (fabricante de instrumentos musicais) Cícero Ciderly Bezerra Cabral, um técnico em informática da Prefeitura de Brejo Santo, pertencente a uma família de artistas. Tudo começou com uma brincadeira de criança.
Estimulado pela tradição da família Cabral, que se tornou conhecida na região na arte de fabricar móveis de primeira qualidade, o menino Ciderly resolveu fabricar um violão para aprender a tocar. “Não foi lá uma grande coisa, mas deu para tocar”, diz Ciderly, mostrando, com timidez, o primeiro violão fabricado por ele.
Além de aprender a tocar, descobriu que era capaz de fabricar um instrumento melhor. Conseguiu na internet um manual, em Inglês, para construção de violões. Daí em diante, foi uma “mão na roda”. Identificou os vendedores de material importado: ébano africano, pinho europeu e, também, jacarandá indiano.
Segredo
O segredo está na construção do instrumento. “A guitarra não tem mistério. É mais fácil de fabricar. O violão exige arte. A tampa não é feita de compensado como se pensa”. É um trabalho artesanal na base do escopo, da plaina e da lixadeira, acompanhado por um medidor de espessura analógico, fabricado por ele.
Ao fazer este relato, Ciderly afirma que é este trabalho artesanal e a madeira importada que dão a qualidade de som do instrumento. O som é monitorado por um diapasão, instrumento gerador de autofreqüência que estuda a sensibilidade vibratória. As peças de metal, tarraxas ou cravelhas, pestanas e cavalete são importadas.
Hoje, os violões e as guitarras, “made in Brejo Santo”, estão presentes em todos os Estados do Brasil, comemora Ciderly, acrescentando que os músicos preferem os instrumentos artesanais. Os industrializados não apresentam a mesma qualidade de som.
Ciderly diz que violão é como gente. Não tem igual ao outro. Cada pessoa tem o seu jeito de falar. Assim é o instrumento construído de forma personalizada. É um trabalho demorado. Ele só fabrica um violão por mês que é vendido, sob encomenda, por cerca de R$ 2 mil. O preço da guitarra é menor, custa R$ 700,00.
O violão faz parte da cultura saudosista de Brejo Santo. A cidade possui um grupo de choro que, todos os domingos, se apresenta na Rádio Sul Cearense de Brejo Santo, sob a coordenação do seresteiro Gisleno Leite Quental. O luthier lembra que o cavaquinho e o violão, que fazem parte do grupo, foram construídos por ele. A cidade ainda abre espaço para os menestréis que varam as madrugadas ao som plangente de um violão.
Entre os seresteiros, o violão é um instrumento sagrado, que está imune a todas as leis da natureza porque ele faz parte da alma boêmia do povo. Para Ciderly , o instrumento é mais do que uma arte, é uma poesia. O violão é um instrumento típico da música brasileira. Porém, não foi criado no País. Especula-se que sua origem seja da região Oriental, levada à Península Ibérica pelos Árabes.
Mais informações:Cícero Ciderly Bezerra Cabral
Avenida Manoel Bezerra Feitosa, 300
Município de Brejo Santo
(88) 9926.7901
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=611663
PARABÉNS CIDROCKÃO
PELOS SEUS 40 ANOS
E PELO AMIGO QUE VOCÊ É.
VALEU!
Sem palavras...
ResponderExcluirObrigadão jaílson, pela sua amizade. Obrigado a tosoa os bons amigos que Deus foi colocando em minha vida.
My dear old friend !!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirDiante da correria do dia chego agora em minha casa e abro meu e-mail pra ver o que tinha de novo e eis que vejo essa linda e merecida homenagem no seu (nosso) blog aqui representado pela pessoa de Jailsão... e como não passa da meia noite ainda entro para ratificar e assinar embaixo tudo o que o nosso amigo falou dizendo que VC ENCONTRE SEMPRE A CAMA FEITA, A MESA FARTA E A CASA EM FESTA TODOS OS DIAS DA SUA VIDA !!!!!!!!
FELICIDADES, LUZ E PAZ E QUE DEUS TE ABENÇOE !!!!!!
MY DEAR OLD FRIEND !!!!!