PATROCINADOR MASTER

PATROCINADOR MASTER

BEM VINDOS AO BLOG DO SÃO ROCK


Nossa História

Em junho de 2005, seis amigos se reuniram para comemorar seus aniversários, que por coincidência dos deuses do rock, eram todos na mesma semana. Resolveram chamar a banda de um amigo de Crato (Michel Macêdo, da Glory Fate). Também chamaram duas bandas locais (SKP e ET Heads), e fizeram a trilha sonora desta festa, que a princípio era exclusiva a aniversariantes e seus amigos. Sem querer, nascia ali o festival SÃO ROCK – o dia em que o rock foi pro brejo!
O sucesso da primeira edição obrigou uma continuação. Dois anos depois, já em 2007, veio a segunda edição, agora com a participação de bandas de Fortaleza, e aberto ao público. O sucesso consolidou o evento, e perpetuou essa data no calendário do rock cearense.
Pelo festival já passaram nomes de peso no cenário cearense, como Artur Menezes, Felipe Cazaux, Caco de Vidro, banda One, Killer Queen, Glory Fate, Zeppelin Blues, Renegados, banda Void e tantos outros que abrilhantaram noites inesquecíveis, regadas à amizade, alegria e o bom e velho rock´n´roll.
Hoje, o que se iniciou com um simples aniversário, tomou enormes proporções, estendendo seus ramos, diversificando os estilos e abrindo espaço para mais e mais bandas que querem mostrar seu talento em nossa terra. Agora são duas noites de festival, além da Caldeira do Rock, que leva bandas alternativas para a praça pública, numa celebração maravilhosa, onde congregamos amigos de todas as cidades circunvizinhas e de outros estados, irmanados pelo amor ao rock.
Não para por aí. Queremos tornar o São Rock uma marca que não promova apenas um festival anual, mas que seja um verdadeiro tablado que promova eventos de rock durante todo o ano! Assim, poderemos desfrutar do convívio saudável e também marcar nossa presença, dizer que temos voz e vez, numa cultura tão massificada por músicas desprezíveis e por gêneros impostos ao povo! Fomos, somos e sempre seremos roqueiros!
Portanto, venha participar dessa irmandade, apóie, divulgue, patrocine essa idéia, e seja mais um que ajuda a construir esse espaço!

Esse é o BLOG oficial do festival SÃO ROCK, que ocorre todo ano em Brejo Santo - Ceará. Criado "acidentalmente" por aniversariantes que comemoram na mesma semana e que se uniram para fazer uma única celebração voltada ao nosso gosto músical o ROCK. Além disso o blog divulga noticias e eventos nacionais e internacionais, além de ajudar na promoção cultural da região. Sobre tudo é uma apologia a amizade.




CARIRI VEÍCULOS

CARIRI VEÍCULOS

Arquivo do blog

Impacto Skate Shop

Impacto Skate Shop
Uma loja diferenciada pra você

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PEQUENA HOMENAGEM A UM GRANDE GUITARRISTA. PARABÉNS CIDERLY


Se em 18 de Setembro de 1970 morria uma lenda da guitarra, Jimi Hendrix , no dia 20 nascia aqui em Brejo Santo CIDERLY BEZERRA, um grande guitarrista e um grande amigo .
Um dos percusores da nossa história do rock aqui em Brejo Santo.
Foi junto com Gerorge, Hélio Jr., um dos fundadores da banda THE WIZARD.
Participou da formação da banda SKP,juntamente com Paulo Henrique, Daniel Zacarias e Weine Celião, banda formada para tocar no II SÃO ROCK.
Foi um dos responsáveis pela realização do III SÃO ROCK, e participou da banda DONA CHICÁ, com os membros da extinta SKP.
E mais uma vez com sua ajuda realizamos o IV SÃO ROCK e faz parte da banda ELEFANTE BRANCO, que mais uma vez representou nossa cidade no SÃO ROCK. Sem falar dos seus trabalhos musicais com corais e grupos religiosos de nossa cidade.


Além de guitarrista também exerce a profisão de luthier, com trabalhos espalhados por todo Brasil.Como mostra essa matéria da GUITAR PLAYER de dezembro de 2009.





Leia abaixo matéria publicada no Diário do Nordeste:

Fabricação Artesanal (3/2/2009)

Instrumentos para o mercado nacional

Clique para Ampliar

Ciderly Cabral além de aprender a tocar, descobriu que era capaz de fabricar instrumentos
3/2/2009
Cícero Ciderly Bezerra Cabral, de Brejo Santo, fabrica violões e guitarras e vende para várias cidades do Brasil

Brejo Santo. Violões e guitarras fabricados no Cariri estão sendo vendidos para todos os Estados do Brasil. Os instrumentos são construídos artesanalmente pelo luthier (fabricante de instrumentos musicais) Cícero Ciderly Bezerra Cabral, um técnico em informática da Prefeitura de Brejo Santo, pertencente a uma família de artistas. Tudo começou com uma brincadeira de criança.

Estimulado pela tradição da família Cabral, que se tornou conhecida na região na arte de fabricar móveis de primeira qualidade, o menino Ciderly resolveu fabricar um violão para aprender a tocar. “Não foi lá uma grande coisa, mas deu para tocar”, diz Ciderly, mostrando, com timidez, o primeiro violão fabricado por ele.

Além de aprender a tocar, descobriu que era capaz de fabricar um instrumento melhor. Conseguiu na internet um manual, em Inglês, para construção de violões. Daí em diante, foi uma “mão na roda”. Identificou os vendedores de material importado: ébano africano, pinho europeu e, também, jacarandá indiano.

Segredo
O segredo está na construção do instrumento. “A guitarra não tem mistério. É mais fácil de fabricar. O violão exige arte. A tampa não é feita de compensado como se pensa”. É um trabalho artesanal na base do escopo, da plaina e da lixadeira, acompanhado por um medidor de espessura analógico, fabricado por ele.

Ao fazer este relato, Ciderly afirma que é este trabalho artesanal e a madeira importada que dão a qualidade de som do instrumento. O som é monitorado por um diapasão, instrumento gerador de autofreqüência que estuda a sensibilidade vibratória. As peças de metal, tarraxas ou cravelhas, pestanas e cavalete são importadas.

Hoje, os violões e as guitarras, “made in Brejo Santo”, estão presentes em todos os Estados do Brasil, comemora Ciderly, acrescentando que os músicos preferem os instrumentos artesanais. Os industrializados não apresentam a mesma qualidade de som.

Ciderly diz que violão é como gente. Não tem igual ao outro. Cada pessoa tem o seu jeito de falar. Assim é o instrumento construído de forma personalizada. É um trabalho demorado. Ele só fabrica um violão por mês que é vendido, sob encomenda, por cerca de R$ 2 mil. O preço da guitarra é menor, custa R$ 700,00.

O violão faz parte da cultura saudosista de Brejo Santo. A cidade possui um grupo de choro que, todos os domingos, se apresenta na Rádio Sul Cearense de Brejo Santo, sob a coordenação do seresteiro Gisleno Leite Quental. O luthier lembra que o cavaquinho e o violão, que fazem parte do grupo, foram construídos por ele. A cidade ainda abre espaço para os menestréis que varam as madrugadas ao som plangente de um violão.

Entre os seresteiros, o violão é um instrumento sagrado, que está imune a todas as leis da natureza porque ele faz parte da alma boêmia do povo. Para Ciderly , o instrumento é mais do que uma arte, é uma poesia. O violão é um instrumento típico da música brasileira. Porém, não foi criado no País. Especula-se que sua origem seja da região Oriental, levada à Península Ibérica pelos Árabes.

Mais informações:Cícero Ciderly Bezerra Cabral
Avenida Manoel Bezerra Feitosa, 300
Município de Brejo Santo
(88) 9926.7901

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=611663

Além de tudo isso o homen ainda é poeta, veja o que achei na edição on line do Diário do Nordete:
Fortaleza, Ceará - Sábado 16 de junho de 2001

Pequena antologia poética do Cariri 

Relembrando Eldorado - Ciderly Bezerra     


     Vi tanta terra à minha frente

     Mas o celeiro

     do mundo

     Repleto de amanhãs

     Me foi negado

     De próprio punho

     Deflagrei a minha guerra

     ] um pescador de vaga-lumes

     Numa piscina de estrelas [

     Dom Quixote farabuto

     Num cavalo de desejos - e de fome -

     Não resisti ao combate

     Venceu-me

     Uma tropa bem treinada

     Em seus palácios reais

     Sepultado e esquecido

     Engrossei a fileira dos ex-famintos

     Dos ex-vivos.
http://diariodonordeste.globo.com/2001/06/16/050051.htm
  segue abaixo vídeo de uma jam feita no Maria Bonita com a Zepellin Blues


PARABÉNS CIDROCKÃO
PELOS SEUS 40 ANOS
E PELO AMIGO QUE VOCÊ É.
VALEU!

2 comentários:

  1. Sem palavras...

    Obrigadão jaílson, pela sua amizade. Obrigado a tosoa os bons amigos que Deus foi colocando em minha vida.

    ResponderExcluir
  2. My dear old friend !!!!!!!!!!!!!!

    Diante da correria do dia chego agora em minha casa e abro meu e-mail pra ver o que tinha de novo e eis que vejo essa linda e merecida homenagem no seu (nosso) blog aqui representado pela pessoa de Jailsão... e como não passa da meia noite ainda entro para ratificar e assinar embaixo tudo o que o nosso amigo falou dizendo que VC ENCONTRE SEMPRE A CAMA FEITA, A MESA FARTA E A CASA EM FESTA TODOS OS DIAS DA SUA VIDA !!!!!!!!

    FELICIDADES, LUZ E PAZ E QUE DEUS TE ABENÇOE !!!!!!

    MY DEAR OLD FRIEND !!!!!

    ResponderExcluir

e-buddy - acesse MSN, FACEBOOK, GOOGLE TALK e outros