Por Ricardo Seelig
Todo colecionador, além de ser um fetichista nato, adora uma lista, nem que seja para falar mal. Então, aí vai mais uma: os editores da Rolling Stone elegeram os maiores guitarristas de todos os tempos, em uma seleção que certamente irá causar polêmica.
Antes de reclamar, leia bem: a lista traz os “maiores”, e não os “melhores”. E, para tanto, os caras se basearam em conceitos um tanto quanto intangíveis, como influência, impacto e força da obra, e não técnica e capacidade de tocar à velocidade da luz como se fosse um integrante do Cirque du Soleil.
Mesmo assim, causa estranheza a não inclusão de nomes como Joe Satriani e Steve Vai – não vou nem falar de Malmsteen, que pra mim não faz falta alguma – e as modestas posições alcançadas por ícones do instrumento como Eddie Van Halen. Por outro lado, é extremamente louvável e digno de elogios a inclusão de nomes como Richard Thompson, Mike Bloomfield, John Cipollina, Steve Crooper e Scotty Moore – não sabe quem são? Vá no Google, pesquise e ouça os discos, você irá curtir.
No topo, quem deveria estar lá, acompanhado, nas dez primeiras posições, por ícones incontestáveis do instrumento – mas bem que o já citado Van Halen e Jeff Beck poderiam estar entre os dez, né não?
Confira abaixo quais são, segundo a Rolling Stone, os 100 maiores guitarristas de todos os tempos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário