PATROCINADOR MASTER

PATROCINADOR MASTER

BEM VINDOS AO BLOG DO SÃO ROCK


Nossa História

Em junho de 2005, seis amigos se reuniram para comemorar seus aniversários, que por coincidência dos deuses do rock, eram todos na mesma semana. Resolveram chamar a banda de um amigo de Crato (Michel Macêdo, da Glory Fate). Também chamaram duas bandas locais (SKP e ET Heads), e fizeram a trilha sonora desta festa, que a princípio era exclusiva a aniversariantes e seus amigos. Sem querer, nascia ali o festival SÃO ROCK – o dia em que o rock foi pro brejo!
O sucesso da primeira edição obrigou uma continuação. Dois anos depois, já em 2007, veio a segunda edição, agora com a participação de bandas de Fortaleza, e aberto ao público. O sucesso consolidou o evento, e perpetuou essa data no calendário do rock cearense.
Pelo festival já passaram nomes de peso no cenário cearense, como Artur Menezes, Felipe Cazaux, Caco de Vidro, banda One, Killer Queen, Glory Fate, Zeppelin Blues, Renegados, banda Void e tantos outros que abrilhantaram noites inesquecíveis, regadas à amizade, alegria e o bom e velho rock´n´roll.
Hoje, o que se iniciou com um simples aniversário, tomou enormes proporções, estendendo seus ramos, diversificando os estilos e abrindo espaço para mais e mais bandas que querem mostrar seu talento em nossa terra. Agora são duas noites de festival, além da Caldeira do Rock, que leva bandas alternativas para a praça pública, numa celebração maravilhosa, onde congregamos amigos de todas as cidades circunvizinhas e de outros estados, irmanados pelo amor ao rock.
Não para por aí. Queremos tornar o São Rock uma marca que não promova apenas um festival anual, mas que seja um verdadeiro tablado que promova eventos de rock durante todo o ano! Assim, poderemos desfrutar do convívio saudável e também marcar nossa presença, dizer que temos voz e vez, numa cultura tão massificada por músicas desprezíveis e por gêneros impostos ao povo! Fomos, somos e sempre seremos roqueiros!
Portanto, venha participar dessa irmandade, apóie, divulgue, patrocine essa idéia, e seja mais um que ajuda a construir esse espaço!

Esse é o BLOG oficial do festival SÃO ROCK, que ocorre todo ano em Brejo Santo - Ceará. Criado "acidentalmente" por aniversariantes que comemoram na mesma semana e que se uniram para fazer uma única celebração voltada ao nosso gosto músical o ROCK. Além disso o blog divulga noticias e eventos nacionais e internacionais, além de ajudar na promoção cultural da região. Sobre tudo é uma apologia a amizade.




CARIRI VEÍCULOS

CARIRI VEÍCULOS

Arquivo do blog

Impacto Skate Shop

Impacto Skate Shop
Uma loja diferenciada pra você

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CCBN recebe festival - matéria sugerida por WALBER FEITOSA

Nomes do Ceará e de outros Estados do País compõem a programação do Festival, que, desde 2004, já percorreu várias das principais cidades brasileiras, levando o melhor da música instrumental

O evento é considerado um dos mais importantes do Brasil e chega a Fortaleza nesta semana. As apresentações serão gratuitas. Na programação, misturas de palestras com apresentações, os chamados workshows, de nomes como Adriano Campagnani, Joel Mancorvo, Iran Laurindo e Miquéias dos Santos
O mais conceituado festival de contrabaixistas do Brasil, o IB&T Bass Festival de Fortaleza 2010, acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro), no período de 17 a 19 de novembro com entrada franca.

Os participantes dos workshows são: Celso Pixinga e Luiz Rosa (São Paulo); Alexandre Cavallo Trio (Rio de Janeiro); Adriano Campagnani (Minas Gerais); Joel Mancorvo, e Frank Negrão e Arturzinho (Bahia); e os cearenses Iran Laurindo, Netinho de Sá, Glauber Azevedo, Adriano Giffoni, Aroldo Araújo e Miquéias dos Santos.

Desde 2004, o Festival é realizado em várias cidades e capitais do País, lançando e abrindo portas à nova geração de músicos e mostrando os grandes nomes dos graves da música brasileira. Em 2008, aconteceu pela primeira vez em Fortaleza, com o nome "Festival Cover Baixo", com a participação de vários músicos cearenses, acompanhando os baixistas selecionados e convidados, numa interação com os vários instrumentistas de renome nacional, envolvendo e levando muita informação para a plateia presente.

Nas edições do evento, foram lançados e projetados para o mercado brasileiro os baixistas cearenses Miquéias dos Santos, também integrante da Marinbanda, Iran Laurindo e Michael David (Pipoquinha), hoje patrocinados por grandes marcas que investem em músicos. O IB&T Bass Festival tem parceria com as Escolas de Música de Fortaleza (CMAN, Guitartrix, Musimania, Tom Maior e Tônica), cujo objetivo é valorizar, formar e unir alunos, professores, músicos e o público em geral (que tem acesso gratuito ao evento).
Dificuldades
A direção do evento cultural e educativo é de seu idealizador, o experiente baixista de São Paulo, Celso Pixinga, reconhecido internacionalmente. A produção local do IB&T Bass Festival é da professora Marta Carvalho, que há muitos anos investe e se dedica na formação musical do povo cearense em atividades nas escolas e no Conservatório Alberto Nepomuceno.

Ela lamenta que não haja apoio oficial do governo para a promoção: "Temos de realizar o festival, independente do apoio municipal ou estadual. É um dos únicos no gênero na formação de instrumentistas aqui no Estado do Ceará. Nesse sentido, agradeço muito ao empenho do André Marinho (coordenador musical) e todos que fazem o CCBNB - Fortaleza. O festival agora vai acontecer lá, onde temos uma excelente estrutura de som e luz e também um teatro que acolhe muito bem ao público que vem prestigiar".

Marta Carvalho relata que, para realizar o evento, as grandes dificuldades da produção começam nas despesas, principalmente também na questão dos cachês dos músicos, as quais giram em torno de 15 mil reais: "Por conta disso, mudamos o nome, de Festival Cover Baixo, que era apoiado por uma revista do gênero, para IB&T Bass Festival, que é o nome da escola em São Paulo, onde o Celso Pixinga dá aulas. Assim, unificando o nome a uma marca, temos o apoio financeiro para a realização do evento", acrescentando que, "todos os músicos também são patrocinados por marcas de instrumentos, as quais permitem pagar pelas participações deles nos workshows".

Workshows
Com relação aos workshows, a professora Marta Carvalho, salienta a importância, notadamente para os alunos interessados em aprenderem a tocar baixo: "O formato das intervenções dos músicos no IB&T Bass Festival é muito importante, pois faz uma interação com o público. É uma espécie de aula-show que envolve, não só os estudantes do instrumento, mas a plateia em geral, também interessada nas informações. Espero que tenhamos a casa cheia em todos os dias".

Marta Carvalho acredita também que o IB&T Bass Festival vai atrair muita gente, por conta do trabalho de comunicação feito em torno do evento. "A divulgação está sendo muito bem realizada, pois o CCBNB distribuiu 25 mil agendas, também temos muitos cartazes e a mídia em geral está divulgando. Como educadora musical, gostaria de convidar todos que se interessem pelo tema e em particular os baixistas, para que compareçam, pois é uma atividade muito instrutiva. Não precisa fazer inscrição e basta chegar um pouco mais cedo do horário do início dos worshows, para conseguir os ingressos e garantir a entrada grátis", afirmou ela.

Programação
Os instrumentistas farão workshows no IB&T Bass Festival, de 17 a 19 de novembro, sempre de 15h30 às 19h30. No primeiro dia do Festival (17, quarta-feira) é a vez dos baixistas Iran Laurindo (CE), Luiz Rosa (SP), Joel Mancorvo (BA) e Netinho de Sá (CE); no segundo dia (18, quinta-feira), sobem no palco Alexandre Cavallo Trio (RJ), Celso Pixinga (SP), Frank Negrão e Arturzinho (BA) e Glauber Azevedo (CE); e no terceiro dia (19, sexta-feira), encerram o evento: Adriano Campagnani (MG), Adriano Giffoni (CE), Aroldo Araújo (CE) e Miquéias dos Santos (CE).

MAIS INFORMAÇÕES
IB&T Bass Festival 2010 - No CCBN (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro), entre os dias 17 e 19 de novembro. Entrada franca.

NELSON AUGUSTOREPÓRTER
VALEU GRANDE WALBER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e-buddy - acesse MSN, FACEBOOK, GOOGLE TALK e outros