Blues Nordeste reúne bandas e artistas solos do Ceará FOTOS:GUSTAVO PELLIZZON E VIVIANE PINHEIRO |
Num total de 18 shows, realizados por nove bandas da cena do Ceará, acontecerá de hoje até o dia 24 de fevereiro o festival Blues Nordeste, no Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza. Todas as bandas e artistas solos farão dois shows em dias e horários diferentes. As apresentações acontecem sempre às 13 horas e às 18 horas.
Programação
O festival é uma ótima oportunidade para conhecer alguns dos melhores e mais destacados blueseiros da cena local. A Blues Label se apresenta hoje, às 13 horas, e amanhã, às 18 horas. A banda tem um trabalho de pesquisa sobre o gênero musical, o que permite a excelência nas várias vertentes do estilo.
Eles dividem o palco no primeiro dia com a Puro Malte, que volta a se apresentar amanhã, às 13 horas. Como um bom uísque, a banda visa o deleite e a satisfação de quem tiver a oportunidade de assistir a seus shows, unindo doses generosas do bom e velho blues, curtido no vácuo de válvulas, com a energia e a virilidade do rock´n´roll.
A banda De Blues em Quando se apresenta dia 4, sexta-feira, em dois horários: às 13 horas e às 18 horas. Simplicidade e autenticidade são as marcas do grupo. Esta é a tônica de um trabalho autoral, em português, que torna o gênero acessível a todos, explorando a sensibilidade e paixão, além de clássicos que fizeram do blues um estilo mundialmente conhecido.
Gerações
O veterano gaitista Kazane se apresenta ao lado de sua banda nos dias 9, às 13 horas, e 10, às 18 horas. Nos dois dias, o bluesman aproveita para lançar o EP "Ao vivo no Cariri", de seu grupo Kazane Blues. O show vêm com um formato blues-rock para o Festival Blues do Nordeste. O gênero está sendo redescoberto pela juventude fortalezense.
Melódico, preciso e agressivo: essas são as melhores palavras para definir o som do jovem cantor e guitarrista paulista Felipe Cazaux - um dos principais expoentes do cenário da música autoral cearense. O músico já lançou dois bons discos, "Help the dog!" e "Good days have come". Cazaux também se apresenta dias 9, às 18 horas, e 10, às 13 horas.
A Água Ardente Blues traz influências que vão do clássico bluesman Muddy Waters, o roqueiro Raul Seixas, o jazz e o blues de Bessie Smith e o blues-rock de Janis Joplin, chegando e até mesmo nuances jurássicas do rock, com Chuck Berry e James Brown. O grupo sobe ao palco dias 16, às 13horas, e 17, às 18 horas.
Guitarras
O festival será marcado pela presença de bons guitarristas. Dia 16, às 18 horas, e 17, às 13 horas, quem se apresenta é o guitarrista Allyson dos Anjos, influenciado pelo blues rural, com toques de jazz, country, boogie woogie e rock´n´roll. Marcelo Justa, que também passeia pelo jazz, se apresenta dias 23, às 13 horas, e 24, às 18 horas.
Ex-Blues Label, Artur Menezes é herdeiro musical de grandes guitarristas como Jimi Hendrix e B.B. King. Ele faz sua performance 23, às 18 horas, e 24, às 13 horas. No dia 11 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 12 horas, o CCBN-Fortaleza apresentará shows históricos em DVD, com nomes mundialmente consagrados do Blues, como Eric Clapton e B. B. King.
Entrevista
Roberto Lessa*
"Mostraremos novas músicas que farão parte do novo disco da Blues Label"
Como os integrantes da Blues Label se sentem fazendo a abertura do festival?
Mais do que abrir o evento, é uma honra fazer parte de mais um festival de blues na cidade. O show é praticamente todo autoral, onde mostraremos, principalmente as novas músicas que farão parte do novo disco a ser gravado ainda este ano. As iniciativas de formação de plateia do CCBNB são sempre importantes para difundir estilos musicais que ainda não são conhecidos no Ceará, como é o caso do Blues.
O Blues Nordeste terá uma mostra de vídeos. O que representa isso para o público?
É uma boa oportunidade de conhecer o blues por aqueles que são ícones do estilo e desfazer a confusão que há entre blues e rock; jazz e blues. Ouvindo (e vendo) é que se pode reconhecer um estilo musical.
Depois de passar um tempo no Mercado Público do Joaquim Távora, a Casa do Blues está com uma sede na Av. Universidade. Qual a avaliação do retorno de público no novo espaço?
O público na Casa do Blues é fantástico e está sempre comparecendo aos shows. Em 2010, realizamos nove e neste ano já foram quatro. A programação das sextas-feiras continuam com shows às 20 horas. A ideia é retomarmos as atividades no Joaquim Távora e também utilizarmos o novo espaço da Casa do Blues para realizarmos oficinas e cursos.
Guitarrista da Blues Label*
NELSON AUGUSTOREPÓRTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário