BEM VINDOS AO BLOG DO SÃO ROCK


Nossa História

Em junho de 2005, seis amigos se reuniram para comemorar seus aniversários, que por coincidência dos deuses do rock, eram todos na mesma semana. Resolveram chamar a banda de um amigo de Crato (Michel Macêdo, da Glory Fate). Também chamaram duas bandas locais (SKP e ET Heads), e fizeram a trilha sonora desta festa, que a princípio era exclusiva a aniversariantes e seus amigos. Sem querer, nascia ali o festival SÃO ROCK – o dia em que o rock foi pro brejo!
O sucesso da primeira edição obrigou uma continuação. Dois anos depois, já em 2007, veio a segunda edição, agora com a participação de bandas de Fortaleza, e aberto ao público. O sucesso consolidou o evento, e perpetuou essa data no calendário do rock cearense.
Pelo festival já passaram nomes de peso no cenário cearense, como Artur Menezes, Felipe Cazaux, Caco de Vidro, banda One, Killer Queen, Glory Fate, Zeppelin Blues, Renegados, banda Void e tantos outros que abrilhantaram noites inesquecíveis, regadas à amizade, alegria e o bom e velho rock´n´roll.
Hoje, o que se iniciou com um simples aniversário, tomou enormes proporções, estendendo seus ramos, diversificando os estilos e abrindo espaço para mais e mais bandas que querem mostrar seu talento em nossa terra. Agora são duas noites de festival, além da Caldeira do Rock, que leva bandas alternativas para a praça pública, numa celebração maravilhosa, onde congregamos amigos de todas as cidades circunvizinhas e de outros estados, irmanados pelo amor ao rock.
Não para por aí. Queremos tornar o São Rock uma marca que não promova apenas um festival anual, mas que seja um verdadeiro tablado que promova eventos de rock durante todo o ano! Assim, poderemos desfrutar do convívio saudável e também marcar nossa presença, dizer que temos voz e vez, numa cultura tão massificada por músicas desprezíveis e por gêneros impostos ao povo! Fomos, somos e sempre seremos roqueiros!
Portanto, venha participar dessa irmandade, apóie, divulgue, patrocine essa idéia, e seja mais um que ajuda a construir esse espaço!

Esse é o BLOG oficial do festival SÃO ROCK, que ocorre todo ano em Brejo Santo - Ceará. Criado "acidentalmente" por aniversariantes que comemoram na mesma semana e que se uniram para fazer uma única celebração voltada ao nosso gosto músical o ROCK. Além disso o blog divulga noticias e eventos nacionais e internacionais, além de ajudar na promoção cultural da região. Sobre tudo é uma apologia a amizade.




CARIRI VEÍCULOS

CARIRI VEÍCULOS

Arquivo do blog

Impacto Skate Shop

Impacto Skate Shop
Uma loja diferenciada pra você

terça-feira, 3 de maio de 2011

Jornalista resume história do rock e seus representantes

da Livraria da Folha
O rock é um dos gêneros musicais que nunca envelhece e está sempre associado à juventude. A cada nova geração o estilo se renova e passa atender as demandas destes jovens.
Se nos anos 1970 era a campanha contra a guerra do Vietnã, hoje é a liberdade de expressar seus sentimentos. Essa reciclagem faz com que o rock nunca perca seu frescor e ar de novidade.
Todas essas mudanças fazem do gênero um dos mais múltiplos e com mais divergências. "Breve História do Rock", escrito por um pesquisador e ex-integrante de algumas bandas, faz um panorama década a década desde o nascimento do rock.

Divulgação
White Stripes é uma das bandas representantes dos anos 2000 no rock
White Stripes é uma das bandas representantes dos anos 2000 no rock
Das influências da década de 1950 ao grunge dos anos 1990, tudo que foi agregado e modificado na música é apresentado, juntamente com seus principais representantes.
Veja o que mudou no rock nos anos 2000:
*
"Me chame quando você estiver sóbrio"
Na primeira década do século XXI, o rock continua vivo, mesmo que continue se reciclando; às vezes, como resumiu um jornalista inglês, é possível misturar qualquer elemento sonoro ou visual desde os anos 1940 e estar na moda. Periodicamente, a humanidade passa por um período de pastiche, onde todo mundo recicla e copia todo mundo - e percebe-se que até para plagiar é preciso talento.
Aqui estão alguns novos gêneros que se definiram até agora neste terceiro milênio.
Pop-punk: Combina o descompromisso do punk-rock (podendo chegar a nem incluir contrabaixo) com a melodiosidade do pop. Alguns exemplos são os grupos norte-americanos White Stripes (na verdade, uma dupla) e Yeah Yeah Yeahs.
Reggaeton: O nome vem de "reggae" e "marathon", e o estilo é uma fusão de reggae, rap e ritmos centro-americanos.
Emo: Na verdade, tem suas raízes mais remotas em meados dos anos 1980. O termo é diminutivo de "emocore", por sua vez abreviatura de "emotional hardcore", variação mais melodiosa do punk-rock, com melodias pegajosas. Os primeiros grupos emo surgiram em Washington, com grupos como Rites of Spring; nos anos 1990, houve uma segunda onda emo, cujo representante mais famoso é o Fugazi; uma terceira onda emo começou em 2000, destacando grupos como Death Cab For Cutie, Sunny Day Real Estate e Panic! At The Disco.
*
Breve História do Rock
Autor: Ayrton Mugnaini Jr.
Editora: Claridade
Páginas: 80
Quanto: R$ 19,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e-buddy - acesse MSN, FACEBOOK, GOOGLE TALK e outros