PATROCINADOR MASTER

PATROCINADOR MASTER

BEM VINDOS AO BLOG DO SÃO ROCK


Nossa História

Em junho de 2005, seis amigos se reuniram para comemorar seus aniversários, que por coincidência dos deuses do rock, eram todos na mesma semana. Resolveram chamar a banda de um amigo de Crato (Michel Macêdo, da Glory Fate). Também chamaram duas bandas locais (SKP e ET Heads), e fizeram a trilha sonora desta festa, que a princípio era exclusiva a aniversariantes e seus amigos. Sem querer, nascia ali o festival SÃO ROCK – o dia em que o rock foi pro brejo!
O sucesso da primeira edição obrigou uma continuação. Dois anos depois, já em 2007, veio a segunda edição, agora com a participação de bandas de Fortaleza, e aberto ao público. O sucesso consolidou o evento, e perpetuou essa data no calendário do rock cearense.
Pelo festival já passaram nomes de peso no cenário cearense, como Artur Menezes, Felipe Cazaux, Caco de Vidro, banda One, Killer Queen, Glory Fate, Zeppelin Blues, Renegados, banda Void e tantos outros que abrilhantaram noites inesquecíveis, regadas à amizade, alegria e o bom e velho rock´n´roll.
Hoje, o que se iniciou com um simples aniversário, tomou enormes proporções, estendendo seus ramos, diversificando os estilos e abrindo espaço para mais e mais bandas que querem mostrar seu talento em nossa terra. Agora são duas noites de festival, além da Caldeira do Rock, que leva bandas alternativas para a praça pública, numa celebração maravilhosa, onde congregamos amigos de todas as cidades circunvizinhas e de outros estados, irmanados pelo amor ao rock.
Não para por aí. Queremos tornar o São Rock uma marca que não promova apenas um festival anual, mas que seja um verdadeiro tablado que promova eventos de rock durante todo o ano! Assim, poderemos desfrutar do convívio saudável e também marcar nossa presença, dizer que temos voz e vez, numa cultura tão massificada por músicas desprezíveis e por gêneros impostos ao povo! Fomos, somos e sempre seremos roqueiros!
Portanto, venha participar dessa irmandade, apóie, divulgue, patrocine essa idéia, e seja mais um que ajuda a construir esse espaço!

Esse é o BLOG oficial do festival SÃO ROCK, que ocorre todo ano em Brejo Santo - Ceará. Criado "acidentalmente" por aniversariantes que comemoram na mesma semana e que se uniram para fazer uma única celebração voltada ao nosso gosto músical o ROCK. Além disso o blog divulga noticias e eventos nacionais e internacionais, além de ajudar na promoção cultural da região. Sobre tudo é uma apologia a amizade.




CARIRI VEÍCULOS

CARIRI VEÍCULOS

Arquivo do blog

Impacto Skate Shop

Impacto Skate Shop
Uma loja diferenciada pra você

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Sobre Paul McCartney (por João Barone)



Antes dos shows de Paul McCartney no Brasil, João Barone gravou o vídeo acima para o site oficial da turnê brasileira do músico. Nele, o baterista se lembrava da primeira vez que o beatle esteve no Brail e convidava os fãs a irem nos shows desta nova tour de Macca ao nosso país. Passada a grande comoção que os três show de Paul causaram no país este mês, João fez o texto abaixo contando o que sentiu, pensou e teve vontade de dizer após ver, novamente, um gênio em ação. Segura:

(por João Barone)
Se tem alguma coisa que me deixa chateado é aquele papo inútil sobre quem é melhor, Paul ou John? Claro que tem gente que gosta mais de um que do outro, mas qualquer tentativa de categorizar Paul melhor que John ou vice-versa, é uma grande besteira.

A passagem de Paul pelo Brasil desta vez me deixou com um sentimento profundo de gratidão aos deuses da música. Ainda mais pela grande dádiva de ter um destes deuses aqui na Terra entre nós, o Mestre das Melodias, James Paul MacCartney. Quando fui assistir o show no Maracanã, décadas atrás, estava um pouco incomodado com aquela sempre presente imagem do Mr Nice Guy que o Paul apresentava, mas esse problema era meu, não dele... Tanto que passados todos esses anos, estou vendo o que antes achava um defeito de forma diferente, agora como uma das grandes virtudes de Paul, esse verdadeiro Peter Pan da música, que não envelhece nunca.

Podemos teorizar um monte de baboseiras sobre a importância do Paul e dos Beatles para a música, mas o que eu atentei agora é o seguinte: Se fossemos contar em uma mão as grandes personalidades vivas ou já idas que são os verdadeiros pais do rock, os que inventaram essa brincadeira, Paul estará nesta conta, junto com Chuck Berry, Little Richards, ELVIS e John Lennon. Certamente essa lista se expande para muitas entrelinhas, desde a origem do rock no blues, r&b e gosspell, depois, das muitas bandas americanas e do brit pop e os grandes monstros da psicodelia dos anos 60, muitos que dividiram com os Beatles uma época de ouro da música pop sem precedentes na história, contando até aqui no Brasil com alguns representantes do calibre dos Mutantes, Gil, Caetano e Raul.

Isso tudo pra dizer que nesse show de Sir MacCartney aqui no Brasil, pude ver claramente como é um gênio em ação. Eu não vi Pelé jogar ao vivo, só pela tv, mas ver Paul em cima do palco de alguma forma me fez sentir tudo que de mais genial já feito pela raça humana transparecer na minha frente. Ele é Michelangelo, Picasso, Mozart, Shakespeare, Carlitos, Mickey Mouse e Andy Warhol juntos.

Qualquer tentativa de explicar essa grandeza, essa unanimidade, a capacidade incomum da expressão artística na persona de Paul, tudo fica pequeno. Ele não parece ter 68 anos. Ele era dos Beatles. Não importa. Ele então, não está nem aí! Quem lembra de quando uma vez Paul se disfarçou de músico de rua e foi tocar no metrô de Londres, viu agora como ele driblou todo mundo para andar de bicicleta num parque de São Paulo. Exige muita cabeça para administrar o peso monumental de ser um mito e tentar manter uma vida normal. Imagine só a carga emocional de quando Paul olhou para um lado, John se foi, olhou para outro, Linda se foi, olhou de novo, então foi George. Mas Paul está lá, firme, ainda achando que vale a pena tudo isso. Levou um tombinho num dos shows. O rei caiu, mas a realeza continuou de pé. Que voz!
Que carisma! Que musicalidade! Que joie de vivre! A Humanidade precisa de expoentes assim, os que nos fazem acreditar que tudo ainda vale a pena (escrevo isso no meio das notícias sobre a verdadeira guerra em andamento no Rio).

A genialidade existe em muitas formas, usa muitos canais, mas um de seus aspectos mais marcantes é a facilidade, o gesto natural com que os gênios se manifestam. Garrincha fazia todo mundo achar que jogar bola era fácil, Barishnikov faz parecer fácil seus movimentos. Paul parece que nasceu na frente de um piano onde burilou a introdução de Lady Madonna, esbarrou os dedos nas teclas sem querer e compôs Let it Be, bateu o cotovelo e escreveu Maybe I´m Amazed, assim como criou as linhas de baixo espetaculares de Day Tripper e Get Back, além das inspiradas guitarras que já gravou e que tocou durante o show, revezando com o baixo.

Um aspecto interessante foi como o aparato usado no show não se sobrepôs à música. Os telões e a luz complementaram o incrível repertório, ao contrário da maioria dos mega-shows, onde tirados os efeitos especiais, não sobra muita música. Os músicos acompanhando Paul eram todos muito proficientes, com destaque para o carismático baterista Abe Laboriel Jr, filho de um dos maiores baixistas da história da música moderna, Abe Laboriel, que assim como o filho baterista, já gravou com inúmeros artistas.

Ainda sob forte impacto depois do último show em São Paulo - que poderia mudar de nome para São Paul - me pergunto se essas mais de 150 mil pessoas que estiveram presentes nos três shows do Paul no Brasil se deram conta que estavam diante de um dos caras que inventou o rock. Mas isso também é irrelevante.

Que coragem ele tem! Mais fácil seria pendurar o seu baixo violino Hofner e viver da nostalgia. Mas não, Paul está aí e parece que ainda vai estar por muito tempo, depois da lição que nos deixou com seus shows no Brasil. Obrigado pela inspiração, Paul! And please: GET BACK again sometime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e-buddy - acesse MSN, FACEBOOK, GOOGLE TALK e outros