A pergunta - de difíceis e múltiplas possibilidades - é respondida na edição especial Rolling Stone - 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos - Internacionais(Spring Publicações). Com 128 páginas, formato luxuoso e ilustrado por mais de uma centena de fotos históricas, o livro apresenta uma elaborada listagem com as grandes canções produzidas desde os anos 40, elaborada por um júri formado por dezenas de especialistas, entre artistas, produtores, jornalistas e executivos da indústria fonográfica.
A lista das 500 maiores músicas foi reunida pelos editores da Rolling Stone baseada em duas extensas pesquisas. Em 2004, a Rolling Stone EUA solicitou a um júri de 162 pessoas uma seleção das melhores canções já produzidas. Em 2009, foi pedido a um grupo similar de 100 especialistas a escolha das melhores canções lançadas a partir dos anos 2000. Entre os ilustres eleitores, estão nomes como Yoko Ono, Ozzy Osbourne, Slash, Jakob Dylan, Lenny Kravitz, Will.i.am, James Hetfield e Lars Ulrich (ambos do Metallica), os produtores Rick Rubin, Butch Vig e integrantes do Coldplay, Strokes, Rage Against the Machine, Devo, Ramones, Black Crowes e Kings of Leon.
Algumas características interessantes podem ser apontadas a partir da seleção de 500 canções. Beatles foi a banda com mais músicas na lista (23), seguida por Rolling Stones (14), Bob Dylan (13), Elvis Presley (11), U2 (8), Beach Boys e Jimi Hendrix (7 cada). O ano que gerou mais músicas da lista foi 1965. A década de 60, inclusive, foi responsável por quase 40% da listagem: 195 das 500 canções foram lançadas nos inesquecíveis "sixties". Dos anos 70, foram escolhidas 131 faixas; por outro lado, apenas 27 músicas lançadas nos últimos dez anos entraram na compilação.
Além de trazer uma breve história de cada uma das músicas escolhidas, a edição especial apresenta informações técnicas, como compositores, produtores, posição máxima alcançada na parada norte-americana de singles e quantidade de semanas que permaneceu na lista dos "100 mais". Embalando a leitura, mais bônus exclusivos: artistas e produtores selecionam seus top 10 pessoais, além de discorrerem sobre a difícil arte de compor a canção perfeita.
Rolling Stone - 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos - Internacionais já está nas bancas e livrarias de todo o Brasil.
Abaixo, você confere a lista com as 25 primeiras canções:
1. "Like a Rolling Stone" - Bob Dylan
2. "(I Can't Get No) Satisfaction" - The Rolling Stones
3. "Imagine" - John Lennon
4. "What's Going On" - Marvin Gaye
5. "Respect" - Aretha Franklin
6. "Good Vibrations" - The Beach Boys
7. "Johnny B. Goode" - Chuck Berry
8. "Hey Jude" - The Beatles
9. "Smells Like Teen Spirit" - Nirvana
10. "What I'd Say" - Ray Charles
11. "My Generation" - The Who
12. "A Change is Gonna Come" - Sam Cooke
13. "Yesterday" - The Beatles
14. "Blowin' in the Wind" - Bob Dylan
15. "London Calling" - The Clash
16. "I Want to Hold Your Hand" - The Beatles
17. "Purple Haze" - The Jimi Hendrix Experience
18. "Maybellene" - Chuck Berry
19. "Hound Dog" - Elvis Presley
20. "Let It Be" - The Beatles
21. "Born to Run" - Bruce Springsteen
22. "Be My Baby" - The Ronettes
23. "In My Life" - The Beatles
24. "People Get Ready" - The Impressions
25. "God Only Knows" - The Beach Boys
Rolling Stone - 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos - Internacionais
Spring Publicações
128 páginas
R$ 19,90
Formato: 20,5 cm X 27,5 cm
Distribuição nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário