Nicolas Smoljan |
Jefferson Gonçalves |
Taryn Szpilman |
Big Joe Manfra |
Over Trio |
Marcos Ottaviano e Kiko Moura: festival também promoverá oficinas e palestra do guitarrista Roberto Lessa sobre a história do blues |
Felipe Cazaux |
Primeiro de uma série de festivais que acontecem no Ceará até o final de 2010, o Canoa Blues será realizado de amanhã até domingo. A terceira edição do evento cultural leva o blues de volta à paradisíaca praia localizada a 150 km de Fortaleza e agenda sete atrações locais, nacionais e internacionais. Felipe Cazaux (CE) e Marcos Ottaviano & Kiko Moura (SP) abrem o festival amanhã, no palco montado no Polo de Lazer no início da Broadway, a mais famosa avenida de Canoa. No sábado, chance para ouvir Nicolas Smoljan (Argentina), Big Joe Manfra (RJ) e Taryn Szpilman (RJ). Já no domingo acontece o encerramento do festival, a partir do meio-dia, com shows do gaitista carioca Jefferson Gonçalves e da banda cearense Over Trio, do guitarrista Marcelo Justa, do baixista Gerardo Gondim e do baterista Armando Gaspar.
O curador do III Festival Canoa Blues é o jornalista e também gaitista amador Roberto Maciel, que vê uma evolução natural na realização do evento. "A expectativa é a melhor possível, porque inauguramos uma nova situação e, a partir desta terceira edição, estamos incluídos no calendário oficial de eventos no Governo Estadual do Ceará", ressalta. "Isso agrega novos valores do intercâmbio num período de baixa estação, que movimenta toda a cadeia produtiva da cidade nos três dias do festival, com acesso gratuito a todos os shows, à palestra e às oficinas".
Sobre o elenco de artistas que participam do Canoa Blues, a partir de amanhã, Roberto Maciel fala da seleção feita por ele, pelo jornalista Luiz Carlos de Carvalho e pelo gaitista Diogo Farias, da banda cearense De Blues em Quando. "Escolhemos um time de primeira linha no âmbito do blues, e não só do Brasil. Saliento o gaitista argentino Nicolas Smoljan, que é da nova geração de instrumentistas com destaque no mundo inteiro", destaca Maciel.
Além do músico portenho, o curador do festival destaca a primeira participação de uma cantora no evento, a carioca Tary Szpilman, que jamais se apresentou no Estado. "Nós também privilegiamos os artistas das vozes, pois realizamos um evento do gênero blues. A Taryn é de um nível musical de qualidade fantástica e atua em várias frentes da música: dubla filmes da Disney, fez trabalhos para a Rede Globo na minissérie ´Maysa´ e na novela ´Viver a Vida´, além de arrasar cantando jazz. Seu talento mereceu elogios de Jô Soares, Zeca Baleiro e Roberto Menescal, entre outros. No festival, o repertório dela vai ser somente blues", garante o organizador.
"Bluejazz"
A tradição musical da família da cantora carioca se espalha há cinco gerações, remontando a Wladyslaw Szpilman, personagem enfocado no conceituado filme "O Pianista", do cineasta Roman Polanski. A intérprete se diz bastante ansiosa por sua performance no Canoa Blues, "Estou muito excitada, pois vai ser minha estreia solo por aí. Espero que logo chegue o sábado para mostrar ao público o repertório do meu mais recente CD, ´Bluezz´, que também tem o tempero do jazz e onde resgato clássicos dos anos 30 até os 70 de músicas com as variadas vertentes do blues", afirma.
No palco, Taryn vai ser acompanhado pelo guitarrista Guilherme Schwab, o baixista Jeferson Lescowich e o baterista Cláudio Infante, que também assina a direção musical do show. Além das músicas do disco, a cantora carioca promete composições de Jimi Hendrix, Janis Joplin, Led Zeppelin, Willie Dixon e Etta James. "Com novos arranjos", avisa.
"A música tá na veia e surgiu muito antes de eu nascer, no útero. Sempre fui apaixonada pela música. E é uma característica da história da minha família, principalmente através do meu pai, Marcos Szpilman, que atualmente é Diretor da Rio Jazz Orchestra, com a qual lancei um CD em 2001 e um DVD em 2008".
O guitarrista Big Joe Manfra é outra atração do festival, com Fábio Mesquita no baixo e Demon na bateria. O músico carioca já é conhecido dos cearenses através de shows em eventos como o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga. "Sempre fui bem recebido aí no Ceará. Vou convidar o Nicolas Smoljan para participar do meu show. Vai ser o estilo clássico com pitadas de jazz, funk e rock, com músicas minhas, do Jimi Hendrix e do Muddy Waters, entre outras". O blues promete.
PROGRAMAÇÃO
AMANHÃ, 21h
Polo de Lazer de Canoa Quebrada
Felipe Cazaux (CE)
Marcos Ottaviano & Kiko Moura (SP)
SÁBADO, 21h
Polo de Lazer de Canoa Quebrada
Nicolas Smolder (Argentina)
Big Joe Manfra (RJ)
Taryn Szpilman (RJ)
DOMINGO, 12h
Barraca Chega Mais
Over Trio (CE)
Jefferson Gonçalves (RJ)
Todos os shows do festival são abertos ao público, sem cobrança de ingresso.Contatos: http://www.canoablues.com.br / (85) 3133.7769
NELSON AUGUSTO
REPÓRTER
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=863460
Nenhum comentário:
Postar um comentário