Infográfico do G1 mostra as diferenças de Zoo TV, Pop Mart e 360º.
Turnê atual é a mais tecnologicamente ambiciosa da história da banda.
Mas o tempo passou e o que antes era "mega" virou "gigalomania" quando se fala na nova turnê da banda, que desembarcou em São Paulo nesta semana para shows no sábado (9), domingo (10) e quarta-feira (13). Batizada de 360º, a turnê é a mais longa e tecnologicamente ambiciosa da história da banda: o chamariz é um telão circular que se expande e retrai acima de um palco também circular com pontes retráteis e sustentado por uma enorme “garra” de aço de 50 m, que tem caixas de som em seus quatro dedos.
Para transportar toda essa parafernália de um país a outro na turnê - que já dura dois anos e deve se tornar a mais lucrativa do mundo - a banda criou três palcos idênticos, que voam pelo mundo em sete aviões diferentes. Só para a montagem são cinco dias de trabalho.
Para saber mais dessas e de outras curiosidades sobre as turnês da banda, o G1 preparou o infográfico abaixo:
- Em 360º, o U2 surpreende novamente, com um palco montado para o público poder ter uma visão completa de qualquer lugar que estiver;
- O destaque é o telão circular, que expande e retrai conforme o show. Ele é formado por vários hexágonos que se abrem e fecham;
- A tela de 500 mil pixels é resistente a água e vento, um problema do telão gigante de Pop Mart;
- Para sustentar essa estrutura são necessários 30 mil cabos. Por isso, foi criada a “garra”, a parte mais impressionante do palco;
- A “garra” é uma estrutura de aço de 50 m de altura, que necessita de 120 caminhões para ser transportada. Ela custou mais de US$ 15 milhões;
- Seu desenho é inspirado no arco do aeroporto de Los Angeles. Suas quatro pernas servem para segurar as caixas de som também;
- O desenho e a estrutura da “garra”, que fica no meio do estádio, permitem que se coloque 20% a mais de pessoas nas arenas;
- Embaixo dela há dois palcos circulares. Os dois se conectam por meio de pontes rotativas, que servem para Bono e companhia passearem pelo público;
- Dentre outras parafernálias do show há um microfone de LED que Bono usa para cartar enquanto sobrevoa o público;
- Sua roupa durante ‘With or without you’ tem LEDs vermelhos que iluminam o palco;
- Segundo Willie Williams, que desenha os palcos do U2 há quase 30 anos, o palco de 360º faz a banda ‘sentar na palma da mão do público’;
- Por ser uma estrutura trabalhosa de montar, três palcos iguais à “garra” foram construídos. São necessários cinco dias para eles ficarem prontos;
- A turnê de 360º tem três shows marcados em São Paulo, nos dias 9, 10 e 13 de abril. Ela tem previsão de acabar em 30 de junho;
- Serão ao todo dois anos desta turnê, que está em sua 7ª perna. Em tempos de crise no mercado fonográfico, fazer shows ao vivo é a melhor saída;
- 360º foi a turnê de maior público em 2009 e 2010. O objetivo do U2 é que U2 360º se torne a mais lucrativa da história;
- Para a 360º ficar em pé são gastos cerca de US$ 750 mil por dia. O alto valor se deve ao transporte, que exige sete aviões.
- Em 1997, o U2 deu início à turnê do álbum ‘Pop’, que trazia um flerte com a música eletrônica. O palco era ainda mais grandioso;
- Criado para satirizar o consumismo e a cultura pop, ele tinha um limão móvel gigante, um arco de 30m que fazia referência ao McDonald’s e um telão estupendo;
- A peça de LED custou US$ 7 milhões e precisava de três caminhões para ser transportada. Ela tinha mais de 50m de largura por 15m de altura;
- O telão tinha 22 colunas, 187 painéis e resolução de 150 mil pixels. Ele sofreu várias avarias durante as turnês, em razão de chuvas e ventos;
- Nessa turnê, nenhum músico do U2 se levou a sério visualmente: Bono tinha malha com músculos falsos, The Edge era um caubói e Adam usava máscara;
- Pop Mart foi a primeira turnê da banda pelo Brasil. Eles realizaram shows em São Paulo e no Rio, sendo esse último problemático;
- A estrutura do palco não coube no Maracanã e o jeito foi transferi-lo para o Autódromo Nelson Piquet. O trânsito para chegar ao local foi caótico;
- Pop Mart durou menos de um ano. Eram gastos US$ 250 mil por dia para mantê-la, o que levou a banda de volta aos ginásios pequenos na turnê seguinte:
- Com Pop Mart, o U2 também se apresentou em Sarajevo. Foi a primeira grande banda a tocar no país desde o fim da Guerra da Bósnia;
- Nesse show, a banda tocou ‘Miss Sarajevo’ ao lado de Luciano Pavarotti, repetindo a parceria que fizeram com o pseudônimo de Passengers;
- A apresentação também serviu para ‘Sunday bloody Sunday’ voltar a entrar no repertório depois de muitos anos;
- Com esse show, a banda mostrou que não perdera o lado político;
- O momento mais extravagante do show (dos vários) era o bis, quando o grupo tocava ‘Discothèque’;
- A banda retornava ao palco após sair de um limão móvel, com direito a fumaça e tudo mais. A nave platinada descia em uma passarela;
- O limão motorizado de 12 m era um desejo pessoal de Bono, que queria uma nave flutuante igual à dos shows do Parliament Funkadelic;
- Durante um show em Oslo, o limão não saiu do lugar e deixou a banda presa. A falha sempre aparece em listas do tipo ‘momentos mais vergonhosos de shows ao vivo’.
- Turnê mais ousada do U2 até então, Zoo TV tinha influências da pop art e criticava a comunicação de massa;
- O palco tinha visual futurista inspirado em ‘Blade runner’ e no ciberpunk. O destaque eram as dezenas de monitores de diferentes tamanhos;
- Eles serviam para exibir efeitos visuais, clipes de cultura pop, programação televisiva, vídeos de fãs e flashs de frases de impacto;
- O produtor musical Brian Eno foi o responsável por criar o ‘caos audiovisual’ da Zoo TV, turnê que teve 157 shows;
- Um estúdio de edição de TV foi construído para a turnê, ao custo de US$ 3,5 milhões. Doze diretores foram contratados para operá-lo;
- Em um dos momentos do show, Bono ‘zapeava’ pela grade de uma emissora local e fazia críticas ao conteúdo;
- Os funcionários do estúdio também faziam montagens com a programação televisiva e a exibiam aleatoriamente durante a turnê;
- O conteúdo exibido nos telões era diferente de show para show. Para The Edge, isso criava um ‘show ao vivo’ à parte;
- Zoo TV mostrou um U2 renovado, que rompeu com o lado politizado que foi construído ao longo da década de 1980;
- O auge dessa mudança foram as personas que Bono vivia ao longo do show:The Fly e MacPhisto;
- MacPhista era uma paródia do diabo. Além da maquiagem feminina, Bono usava sapatos de salto alto;
- MacPhisto também praticava trotes. O alvo preferencial eram políticos locais, com quem ele tentava fazer pactos com o ‘diabo’, ou seja, com ele mesmo
- A turnê durou entre 1992 e 1993 e, apesar do enorme público que teve (5,3 milhões de ingressos vendidos), não foi considerada lucrativa;
- Para pôr o audacioso projeto na estrada, o U2 tinha um gasto médio de US$ 125 mil por dia, mesmo quando não havia show;
- Uma das excentricidades mais famosas do palco eram os automóveis Trabant, cujos faróis serviam de holofotes;
- Hoje, esses carrões estão no lobby do Rock and Roll Hall of Fame. Uma memória da Zoo TV, considerada uma das maiores turnês que o rock’n’roll já viu.
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